Marcos Jorge
Marcos Jorge formou-se em Jornalismo pela UFPR, em 1988. Entre 1989 e 1990 estudou cinema com ênfase em linguagem cinematográfica, roteiro e direção de atores no Centro Sperimentale di Cinematografia, em Roma, Itália. Por alguns anos trabalhou na cidade italiana como assistente de direção e montador em filmes de longa-metragem e documentários para a televisão. Em 1995, transferiu-se para Milão, onde passou a roteirizar e dirigir profissionalmente, realizando trabalhos de experimentação e documentários. |

Divulgação |
Depois de mais de dez anos vivendo no exterior, em 2001 retornou ao Brasil, onde criou, com Cláudia da Natividade, sua esposa, a produtora Zencrane Filmes. Nos anos seguintes, realizaria os premiados curtas-metragens O Encontro (2002) e Infinitamente Maio (2003), que considera um laboratório para as técnicas desenvolvidas em Estômago (2007), seu primeiro longa lançado no Brasil. Sucesso de público e crítica, o filme, que já teve mais de 50 mil espectadores no país, foi o grande vencedor do Festival do Rio de 2007: Melhor Filme (Prêmio do Público), Melhor Diretor, Melhor Ator e Prêmio Especial do Júri. Ainda seria premiado no Festival de Roterdã (Lions Award), em que também seria considerado o segundo favorito pelo público dentre 200 longas-metragens, e no festival uruguaio de Punta del Este, onde, mais uma vez, sagrou-se como o melhor filme.
O longa foi rodado em Curitiba e São Paulo no final de 2006 e finalizado na Itália, país co-produtor do filme, em meados de 2007. No elenco, João Miguel, de Cinema, Aspirinas e Urubus, e a estreante na tela-grande Fabiula Nascimento, curitibana como grande parte do elenco. Corpos Celestes, longa-metragem co-dirigido por Fernando Severo, deve ser finalizado em 2008.
Exibição no 5º PUTZ!
Infinitamente Maio (Marcos Jorge, 35mm, 19’, 2003)
Infinitamente Maio é um drama visceral sobre a traição amorosa. Raul chega em casa e encontra sua mulher, Assíria, fazendo sexo com outro homem. Começa para Raul uma espiral de sentimentos depressivos e violentos que só parecem ter pausa nos breves momentos em que sai de casa, atraindo a atenção de Amanda, vendedora de uma floricultura. Um filme de amor, traição, vingança, sexo, morte e corações maltratados (não necessariamente nesta ordem).
|